9 de abril de 2012

Educação Ambiental: Evolução Total para a sustentabilidade maior e futura !


Educação Ambiental é a Onda Quântica do momento no Brasil

Mauro Schorr (Orua) : www.institutoanima.org

Todo o ano se comenta muita coisa sobre educação ambiental, os mesmos atores globais se reúnem, as políticas são lançadas de forma tímida, como boas teses de doutorado, os recursos são pequenos, o sonho é grande, o resultado, sempre muito longe do que se discute e se almeja, mas a esperança de um novo mundo melhor e mais possível, é o nosso vento, vela, leme, horizonte e tremenda boa vontade

Teremos um novo grande evento agora entre os dias 22 a 26 de Julho na cidade do Rio de Janeiro, o IV Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (Campus da Praia Vermelha – UFRJ - Urca), já possui 4.000 inscrições, então é preciso a gente começar a discutir mais a importância deste tema, sua estratégia para que este imenso esforço, valioso, tão necessário, não seja apenas uma curtição modista local, uma marquetismo político de sempre, que continua a alimentar a nossa agravante situação socioambiental e as políticas do faz-de-conta tão normais de se ver por aí

A Grande Divisão da EA e a busca de um Equilíbrio

Educação ambiental precisa ser vista em dois grandes blocos: Educação Ambiental Transformadora: a que liberta e salva, cura e enobrece as relações do homem com o ambiente e a sociedade

E a EA mercadológica, ou a que o enquadra, como um comportado membro de um sistema econômico corporativo e um ativo usuário de produtos de consumo, onde a natureza e o ambiente,são tratados como bens sociais úteis a serem devidamente explorados ou conservados, mas mesmo assim continuam sendo vistos como mercadorias, e podem ser consumidos de forma mais sustentável, para a satisfação pessoal de quem pode pagar, e a elevação de sua qualidade individual de vida. Esta EA acha que o meio ambiente está em um segundo plano, é para ser utilizado, e sua preservação sempre será em benefício do homem 

Uma educação ambiental que se fundamenta em uma base holística, espiritual, de reconecção com o sagrado, e uma ciência adaptada, branda, ética e sustentável, pensa justamente ao contrário: o homem é parte da natureza e sua conservação é a prevenção contra o risco de sua extinção e da vida de seu planeta. A EA moderna precisa respeitar os ambientes naturais que não pertencem necessariamente ao homem, mas à todos os seres, mas o homem aqui é filho, é irmão, é parte e visitante temporário de seu planeta

A EA capitalista mantêm uma educação fragmentada, utilitarista, separada do todo, da universalidade, que visita a realidade ambiental não se sentido parte deste conjunto harmônico natural. Não se preocupa com a inter, transdisciplinariedade e a transversalidade da educação. A conduz de forma antropocêntrica, racionalista, analítica, cartesiana, e cumulativa não vivencial de conhecimentos muitos pouco aplicáveis e replicáveis na realidade do seu tempo, chegando a ser tóxicos os seus conteúdos mentalmente e espiritualmente aos seus alunos

Mas a dualidade e o choque ou confronto de forças, são comuns em nossa dimensionalidade física e biológica, a dança da consciência, com o tempo e espaço ou a terceira dimensão. É sempre interessante buscar-se um equilíbrio, entre o primitivismo parnasiano, o mito do Jardim de Éden e suas mitologias seqüenciais, e o nosso fantástico processo industrial e suas facilidades, confortos e desafiantes impactos. Assim a educação ambiental desta nova era, precisa abrir-se para estes diferentes pulsares, equilibrando o passado com o futuro. Podemos afirmar que somos atores e operários deste eterno desafio e raro dinâmico e exponencial processo.

Novos Temas Fundamentais para o Salto Quântico na moderna EA

Há temas riquíssimos mas que são infelizmente muito combatidos ou desprezados pelas atuais lideranças da educação ambiental no Brasil, onde inclusive muitas não aceitam novas sugestões, se ancorando na burocracia e nos fartos ganhos pessoais do estado e das Universidades, vendo com seus pequenos olhos ou miopias avanços que na verdade praticamente não existem principalmente no sistema escolar oficial brasileiro

Obvio que há inúmeros exemplos de projetos educacionais interessantes, mas em uma escala ampla, a situação da educação ambiental no Brasil, nas políticas públicas, na mídia, na educação popular, na absorção junto a todos os ministérios, estão bastante desgastadas ou ausentes. Assim temos sugestões interessantes em pontos estratégicos, sendo lançados ano-após-anos de infindável discussão, que precisam ser levadas ao IV Fórum, onde estaremos lá, como nossas oficinas de Permacultura e stands do Anima

I - Educação Ambiental pode ser disciplinar e Transversal
II - Escolas precisam Renascer
III - O que é um Recreio Vivo
IV - EA moderna é Inter e Transdisciplinar
V - Escolas como Centros de Cura Sociais
VI - O que é uma Educação para a Verdade

I - Educação Ambiental pode ser Disciplinar e Transversal

Muita gente que ver a EA sendo transversal. Achamos bacana isso, só que a vida e a práxis dos professores, o stress do currículo escolar, não permite muito espaço para a EA nas escolas. Fica sempre mais para a “fessora” ou a tia  de ciências. Então tem outro lado, que é importante e fundamental: o povo ambientalista nunca tem emprego fácil, dinheiro, oportunidades iguais aos outros professores. Os beija- flores perderam suas árvores e ninhos, e os guerreiros do arco-iris viram seu pote de mel ser furtado... seria legal eles terem seu espaço e sua disciplina nas escolas, para terem mais respeito. É obvio que só isso não basta, eles podem ser perseguidos, discriminados, etcs, então a EA pode ser expandida em todas as disciplinas, e em uma oficial. Ora, será emprego para um monte de gente inteligente, que pensa, e em igualdade de condições com o pessoal mais „careta“Este poder a EA precisa, e urgente. Não podemos dar mole para os pseudo-ecologistas não

Será que a principal vantagem da EA como disciplina consiste que as necessidades de estudo e aplicação do conhecimento ambiental podem ser aprofundadas, pois as demais disciplinas mais convencionais oferecem um espaço bastante reduzido para o seu desenvolvimento. A transversalidade pode desta forma continuar sua evolução, mas protegida e irradiada por seu lugar na escola e disciplina. Isto também significa chances de maior empregabilidade para os educadores e facilitadores ambientais

A critica recebida dos educadores é que a transversalidade é uma conquista, mas isto não está acontecendo na realidade, parecendo ainda uma excessiva teorização e academicidade relacionada a gradual construção de um novo modelo de ensino que está sendo questionado em todos os sentidos, desde o seu conteúdo até na  forma de ser ensinado-aprendido ... talvez ela seja importante nos países mais "desenvolvidos, acostumados com um padrão de vida muito mais elevado". A transversalidade pode ser um passo muito grande para a educação ambiental brasileira, que está engatinhando ainda

II - Escolas Precisam Renascer 

Projeto Renascer nas escolas e comunidades, é mais do que se fazer uma horta com os alunos, é se organizar equipes e estas feitas com alunos, pais e professores, e estudam juntas idéias de como melhorar suas escolas e comunidades, tirando algumas horas da semana para se arrumar tudo que está estragado da escola e bairro, sempre em pontos chaves de destaque, chamados pontos de poder

A luz, o despertar e a motivação espiritual que isto traz são importantes nestes ambientes populares, muito carregados de energias densas, que precisam de novos sois em seus detalhes. O grande negócio é ser pequeno e é muito forte para a economia local. Hortas, compostos, minhocários, cercas vivas, bambu, bananeiras, frutas, ervas, herbários, estufas, cimento, lajotas, canos, rebocos, pinturas, grafites lindos, tudo isso pode acontecer em todos os cantos do Brasil, puxados por uma EA prática e mais consciente. Trabalhinhos para samurais da atenção e da condução de grupos

III - O que é um Recreio Vivo

A necessidade das crianças de soltarem o excesso de energia represada se mostra na sua conduta que transparece muito nos movimentos como correr, pular, exercer a liberdade, participar de jogos esportivos como futebol, danças e inclusive em determinados momentos surgem situações negativas de violência e competição, e até o caos e desastres 

O recreio é um dos melhores momentos de integração social da criança na escola, mas que poderia ser mais bem aproveitado, estudado e organizado. A educação ambiental pode adentrar e participar deste espaço, enaltecendo valores construtivos de sustentabilidade, democracia, espiritualidade, jogos cooperativos, danças circulares, novos esportes, teatro, yoga, corais, e a introdução de oficinas práticas artesanais e profissionais

Também a participação das crianças na construção civil e na expansão de projetos permaculturais pode ser interessante neste período em determinado momento, opcionais e não impostos ou direcionados sem consentimento dos alunos. Cada escola tem a sua cara...
Possivelmente o período do recreio deverá obter uma ampliação de horário entre 45 a 60 min. Chamamos este projeto de Recreio Vivo

As crianças podem escolher durante a semana quais mini-oficinas poderiam participar, no entanto nunca podem repetir a oficina até passarem por todas elas

O recreio pode ser mais um espaço lúdico de uma moderna EA viva  e cria-ativa

IV - EA Moderna é Inter e Transdisciplinar

Para extrair da agricultura o preconceito e sua exclusão do processo industrial e urbano dominante, que a tratou com desprezo e de forma mercantilista, esquecendo do seu fundamental papel de sustentabilidade e de segurança ambiental para o futuro climático do planeta, temos que incentivar para que a crianças possam tocar e sentir os valores e as vibrações da terra, para que se sensibilizem para cuidar das plantas e colher seus alimentos e medicamentos.  O primeiro doutorado de uma pessoa neste planeta é saber cultivar a terra

Esta cultura orgânica e ecológica no BR está acabando, sendo substituída pelas fotos coloridas das telas dos computadores e TVs, e a influência do moderno agronegócio. E para evitar este processo que irá contribuir acentuadamente para a destruição ambiental, a agroecologia e a permacultura podem tornar-se alicerces fundamentais para a educação ambiental escolar e comunitária

A nutrição vital e integral e a medicina natural ou naturologia também são ferramentas importantes para servirem como fundamentos da EA no Brasil e em todo o planeta, ou seja, a EA precisa valorizar a alimentação e hábitos de vida saudáveis, e não cair nas garras e malhas da valorização da utilização de alimentos industriais artificiais e seu pretensioso marketerismo. Isto pode ser discutível, mas em uma esfera de educação popular, é sobremaneira importante uma dinamização de conteúdos terapêuticos que valorizam a sabedoria popular e servem como preventivos a enfermidades e problemas de saúde diversos. Precisamos rumar para uma educação ambiental terapêutica que nos ensine a meditar e a nos iluminar com o mundo a que somos parte e todo ao mesmo tempo, e que esquecemos

V - Escolas como Centros de Cura Sociais

Vejam bem, uma escola, um centro comunitário, cada tijolo custou uma boa verba e tempo para ser erguido, e aí ficam ali, sendo usados em algumas aulas, depois em outro turno muitos passam horas vazios, desertos, sem atividade. Com o tempo vão se deteriorando, e ninguém se sente responsável, o aluno é só um passageiro da escola, muito apressado, querendo sair já, de férias, desde o primeiro dia que entra

Por que isto acontece, será que estas 4 a 5 hs de carga horária brutal e estonteante, totalmente esgotantes estão corretas para estes frágeis organismos, estas aéreas mentes e personalidades sem identidade ainda, grande parte mal alimentadas, qual poder neste planeta interessa a escravização e robotização racionalista dos alunos e professores, o Cristo verdadeiro é que não quer isso, acredito. Pois é um projeto sujo, um disparate, ver nossos alunos dias após dias recebendo informações mecânicas superficiais, pouco reais, ultrapassadas, que não lhes servirão para muita coisa. Quando vamos falar a verdade sobre os conteúdos de nossa educação, que se diz moderna mas está na década de 60 e 70 ainda. Não é a toa que surgem bagunças na sala de aula, desatenção, evasão escolar, apelo ao sexo, e até uso de drogas e de armas

Para solucionar isso as escolas podem se modernizar totalmente, terem áreas de lazer, piscinas, hortas, salas de música, judô, karatê, aikidô, kung fu, jiu jitsu, ikebanas, cerâmicas, tecelagens, marcenarias, serralherias, etcs ou seja, podemos montar oficinas profissionalizantes nas escolas, e esportes, teatros, salas de lazer e até cinema, em todos os três turnos. As opções são infinitas. Mas isto é política pública aberta, e os recursos e editais precisam ser mais facilitados, em valores até R$ - 30.000.00, por que esta coisa de coletivos educadores em minha opinião favorecem os grandes tubarões, que se alimentam das falcatruas normais que desviam as verbas vultosas do setor ambiental há centenas de anos no Brasil

As diversas ações de melhoria da escola podem ser usadas pelos professores para que seus alunos aprendam a arte da construção civil, agrícola, ambiental, paisagística, artística, assim não há mais espaço para a geração de preconceitos, divisões de classe, ou raciais, onde a humildade e o aprendizado com as parcelas ou detalhes práticos da vida, podem ser mais valorizados nas escolas, evitando que um conhecimento teórico muitas vezes importado, desconexo com a realidade socioambiental do país, ou de sua necessidade histórica, sejam mecanicamente utilizados no dia-a-dia da sala de aula

“Como observação final, uma mudança de mentalidade cultural pode atingir primeiramente a mudança comportamental e seu impacto nas relações humanas e com o meio-ambiente, mas sem a mudança estrutural econômica, sem se ensinar uma economia sustentável de alta qualidade, sempre alcança-se níveis mais lentos de transformação, esta velocidade da mudança pode de certa forma avançar com a mudança cultural e a sabedoria que esta desperta, espelhada em uma nova economia, e estas iniciativas necessitam serem dispostas em múltiplos sentidos e ações, e sua mensuração quantitativa não se consegue dispor facilmente pelo alcance quase infinito de sua projeção, absorção e compreensão por um número cada vez mais superior de seres humanos com potencial de tornarem-se agentes e sócios de nossa nova e qualitativa mudança paradigmática. “

VI - O que é uma Educação para a Verdade

Educação para a Verdade: passo essencial para a sustentabilidade e a liberdade

Amigos, fico refletindo sobre a educação atual em nossas escolas, então concluo que para a mudança real de nosso destino, para evitarmos os graves problemas que temos como desafio de superar, enumerei alguns elementos que podem trazer a tona um novo padrão de conhecimento, sabedoria e de cultura para as novas gerações, e simplesmente para nossas crianças " aprenderem a ver o mundo com olhos de maior verdade e inteligência, e menos alienação"

Espero que os professores reflitam nossas prerrogativas aqui colocadas que estão bem emergenciais, vejam se vocês estudaram estes assuntos, ou os conhecem, ou podem responder estas importantes questões que aqui lançamos. Não trata-se de testar seu QI, ou sua cultura, mas de despertar seu interesse pôr um novo nível de enriquecimento de nossos currículos escolares, algo que vergonhosamente não estamos fazendo em quase todo este país e planeta ainda neste momento

Assuntos que colocamos em Pauta para Discussão:

  • A Teoria do Big Bang está consolidada? O que dizem os Fenomenologistas?
  • Teoria da Evolução de Darwin está correta, há outras teorias diferentes e comparativas?
  • Quais são os grandes paradigmas que formaram a nossa historia passada?
  • Os grandes filósofos na Grécia que influenciaram o desenvolvimento da humanidade?
  • Como foi sua influência na idade média?
  • O que foi a escola Pitagórica e Aristotélica, qual o seu conteúdo? A contribuição de São Tomaz de Aquino ...
  • Que povos habitavam a Europa antes do Império Romano?
  • Qual as diferença das crenças entre os povos antigos considerados bárbaros e os povos mais modernos como os egípcios, gregos e romanos
  • Como eram as condições de vida das populações da Europa na Idade Média?
  • O que foram as grandes pestes e guerras através dos séculos na Europa?
  • Como eram as culturas Chinesas na idade média?
  • Como eram as culturas maias, astecas, toltecas e amazônicas e sua herança
  • Quais foram os grandes filósofos e cientistas do século XVIII, XIX e XX, quais suas principais contribuições
  • Porque tivemos três grandes guerras na Europa neste século, na Rússia e sua revolução
  • O que realmente ocorreu na Alemanha antes da Guerra? Por que elogiavam tanto Hitler e seu governo?
  • O Holocausto Judeu possui algo mais profundo em sua perseguição?
  • O que representam os estudos de Freud, Jung, Reich, Leonard Orr, Osho, Brena, Pierrakos, Weil para a moderna educação e nossa sociedade?
  • O que é Agroecologia, Agricultura Biodinâmica e Permacultura?
  • Vamos conhecer uma nova Bioconstrução para a sustentabilidade?
  • O que é Euritmia e Pedagogia Social?
  • O que representa uma nova Educação Ambiental voltada para uma Cultura da Paz?
  • Há uma pedagogia terapêutica que neutralize a violência urbana?

Gostaria que muitos de vocês respondessem estas perguntas, as levassem aos seus filhos, colegas de trabalho, diretores de escolas e até ministros de estado e políticos

Vamos ver se podemos raciocinar um pouco mais e não perder tanto tempo com conhecimentos superficiais, que são esquecidos rapidamente ou não nos conduzem a despertar nossa verdadeira sabedoria e interesse em crescer

Então amigos educadores, podemos parar de vacilar e continuar a engessar as regras desde jogo que estamos sempre ficando pesadamente atrás da destruição generalizada, pois as visões e atitudes dinossáuricas estão agora sendo convidadas a tornarem-se como "a voz viva da luz dos cânticos dos beija-flores-crianças-divinos", assim poderemos manter as selvas e prisões escolares, ou gerar centros de luz, clubes sociais escolares, espaços novos e ricos de exercício da cidadania e da democracia plena ...Enraizando mesmo uma nova e viva educação ambiental e uma solida e libertária cultura sustentável

Floripa, Ilha da Magia, 16 de julho de 2009

Dia do Aniversário e de seu Primeiro Aninho de Vida de
Emmanuel Ângelo Ogliari Schorr, nosso pequeno baby


Educação Quantitativa a Educação Holística e Sustentável

Comparação de Novos Paradigmas na Educação Moderna

     Educação Convencional
    Educação do III Milênio
Excessivo racionalismo mecânico. As informações são recebidas e não compreendidas ou vivenciadas
Seleção das atividades, desconcentração curricular, vivência das disciplinas

Culto ao conhecimento objetivo, utilitarismo científico, materialismo
Vivência das Informações, Seminários, pesquisa extra classe, grupos de estudos, Trabalhos científicos, construção conjunta do pensamento, análise projetiva e histórica
       
Carga horária estressante
Vivências subjetivas, terapêuticas, arte, música, mística, desprogramação, healing
Sistemas de avaliação baseados no conhecimento objetivo e mensurável através de provas escritas analíticas
Sistemas de avaliação com a participação de outros itens como comportamento, assiduidade, responsabilidade, criatividade, grau de interesse, etc
Não interfere no despertar da cidadania,  da ética e dos valores sagrados da humanidade
Educação para a paz, para a evolução plena do homem, para a sustentabilidade da Terra
Educação ambiental é confundida com ecologia e sua abordagem política é de cunho ambientalista e conservacionista
Ecologia científica, educação ambiental, educação ecológica, educação transpessoal e ética espiritual
Paradigma Newtoniano onde há a dualidade sujeito e objeto, eu e universo, humanidade e natureza, crise da separatividade
Paradigma Quântico Holográfico: não há dualidade entre sujeito e objeto, há similaridade e compreensão em despertar novos níveis de consciência e ampliação da realidade e da propria racionalidade, multidimencionalidade
Princípio da Separatividade: Matéria, Vida e Informação
Não há princípio de separatividade, a energia é única e indissociável, busca da 5a dimensão, percepção da chamada Teia da vida
Leis de Causalidade e Determinismo: toda causa tem um efeito.  Há uma Rigidez racional tridimencional

A + B = C
Complementariedade: Eventos se complementam e se dissociam. A + B = AB + C : Componente Qualitativo. Não há causas determinantes, surgem Sincroniscidades, Novos Campos Morfogenéticos, Lei da Incerteza de Heyserberg, Linguagem da/entre Almas
O todo contêm as partes e as partes o todo
Princípio Holográfico: O todo está e pode ir alêm das partes
Pensamento analítico e o absolutismo racional: Tridimencionalidade. Mundo é visto através da Janela da Mente
Relativismo Conscencional: O estado de percepçãqo da consciência é que transforma a experiência e o tempo. A janela é o coração, em harmonia com uma mente viva, um pensar vivo
O aluno é visita e cliente na escola
O aluno é parte e pode se sentir proprietário respojnsável pela escola
O professor é apenas uma engrenagem da escola e um funcionário
O professor é o ator principal, o mestre e até braço direito do proprietário ou até pode chegar a ser sócio da escola
A escola não apresenta múltiplas funções sociais para a sociedade. Ela possui seu capital acumulativo, e que está estagnado, não cumpre novas funções sociais emergenciais em países do III mundo, e precisa se atualizar, se modernizar, e remunerar e qualificar melhor seu quadro docente
A escola possui laboratórios, bibliotecas, computadores, piscinas, esportes, corais, publicações, feiras de ciências, projetos de extensão sociais, distribuição de alimentos, ervas, hortas, remédios, odontologia. A escola do III milênio torna-se um centro holístico e moderno clube de Cura Social para seu bairro e cidade


          As Equações da Nova Era
”A Consciência possui um Tempo exato que é o seu destino para permanecer vivendo em um determinado Espaço da Terra afim de que prossiga com sua evolução”, ou:.

                                      C + T + E = Vida e a Evolução
                       
                        C + T + E + Fator I = Vida, Evolução e Sabedoria

Fator I considera-se uma variável ligada a busca do verdadeiro saber, a transcendência e a felicidade e chamo-a de variável intensidade
 
Quanto mais intensa é a sua busca, maior contato a pessoa desenvolve com uma percepção menos racional, e mais interessante se processa sua evolução
Esta busca de felicidade, da vivência cada vez mais intensa do fator I em uma abordagem psicológica faz com que as pessoas se arrumem mais, se “transem”mais, fiquem mais qualitativas, mais bonitas, tenham uma maior fluidez e crença no poder da vida, enfim um jeitão ou astral mais alto astral

Não podemos desprezar a ciência, a racionalidade, mas temos que tomar cuidado com ela, por que a via do coração, do sentimento, da compaixão, podem ser esmagadas com excessos de uso do aparelho mental, transformando a vida em apenas mais uma mercadoria a ser consumida. As universidades de hoje são o maior exemplo desta dura realidade

Este espaço sendo concentrado da forma que está atualmente, em um tempo forçado e concentrado  em um ritmo alucinante, está levando nosso planeta a um stress ambiental, e  à um possível colapso de nossa civilização. A formula que concebemos e que melhor descreve isto  é:
                EC + TC + CC= Stress e Colapso

Esta fórmula precisa ser transformada? A variável CC simboliza em seu aspecto matemático consciência demais concentrada em um objetivo único, que em nossa atualidade corresponde ao acumular o dinheiro e os bens sofisticados de capital. TC e EC correspondem ao tempo concentrado e o espaço concentrado. O que uma cultura desta tão acelerada e concentrada pode gerar? 

“Sua equação pode ocasionar separatividade, rompimento, agressividade, competição  e excesso de energia concentrada. No plano anímico ou emocional tensão, ansiedade, nervosismo, impaciência, projeção violenta, guerra, ódio, culpa, desespero. No plano energético, poluição, escassez de recursos naturais e no plano divino ou espiritual ilusão, doença mental coletiva, medo e pânico em geral ” 
E é o que está vindo muito forte ao mundo nos próximos anos se as políticas publicas não reverem seu papel e não se atualizarem de forma amplamente holística, serem mais modestas no uso de seus recursos e coerentes, e sem dúvida trabalharem com prazer e paixão   
                                                                        
      Uma Humanidade em Celebração e União

A formula holística que tenho percebido que pode trazer luz a humanidade de hoje é a seguinte:

                                       E T + CD  =  Evolução Divina Superior

ou seja, se cada pessoa viver sua vida em uma dimensão meditativa do aqui-agora, liberta do seu passado e pouco viajante em seu futuro, encontrará a iluminação de um mais flexível e amplo estado de espaço-tempo (E-T) e produzirá através de sua consciência desperta uma evolução espiritual rica em sabedoria, transcendência, amor e muito mais bem aventurança

“Evolução é tal como a natureza e a educação de nossos filhos,  então germina de dentro para fora e não de fora para dentro, através da busca de  uma maior harmonia com as leis e ritmos naturais.”

“Esta iluminação em um espaço-tempo do aqui-agora não é algo fácil de ser conquistada, demora anos, mas sua busca por si já é algo impressionante, que nos faz andar e compreender cada dia e momento como se fosse único, pleno em novidades, e nos motiva ainda a desvelar e a curar este mundo tão cheio de confusão e de mal uso de energia criativa.”

“Acessar níveis e realidades luminosas e sutis e cada vez mais plenas em sabedoria e amor é o que percebo que é o significado de nossa própria existência, e nossas paradas obrigatórias de desgaste pelos problemas que surgem são a forma de resgatar nossas ações distorcidas da perfeição  realizadas no tempo passado. Quando adquirimos amor e sabedoria em nosso dia-a-dia, mais nos libertamos do passado e somos conduzidos por merecimento espiritual a possuir uma ligação intima com a fonte da criação, em um plano elevado crístico ou divino,  que produzirá uma vida de maior qualidade, que tende a se aproximar do celestial com muito mais ampla consciência, riqueza e prosperidade solida e real”

A Equação Vinda do Coração Divino

   A Paz Salva Você
Onde Encontra-se a Paz
   Salvando Você ?
                    Vamos Salvar Todos Juntos este Planeta
                       Assim encontraremos a Verdadeira Paz

           
    Bhakti Sarvha Thum

                        Om Sarvhe Sarvha Thum    


                       Hare Om Bhakti Sarvha Thum
                              Hare Om Bhakti Swará

Acredito que este Koan poema que recebi em meditação sirva de igual valor para todos seres humanos e signifique que devemos levar mais a sério nossas práticas de vida. Não será possível buscar salvar-mos a cada um de nós individualmente e de maneira egoísta. Vamos precisar mudar as coisas, sermos mais solidários, mais fraternais, para salvar, curar e enaltecer e amar este berço Terra... Este planeta oásis de tão lindo e formoso


Metas Fundamentais para uma
Educação Holística e Sustentável:

Reavaliar o Currículo: qualidade, seleção de temas fundamentais, atuar-se na essência e não na superfície, no caráter fundamental e libertador do conhecimento,  e valorizar-se a verdade e o processo histórico dos povos
Horários menos estressantes: novas dinâmicas de ensino, alunos podem anotar somente o que não sabem por exemplo, trabalharem em equipe,  terem exposições em grupo, etcs
O Recreio Vivo: um espaço terapêutico  inter e transdisciplinar para o aluno. O recreio é tem ampliada sua duração e acontecem atividades dirigidas, rotativas, e de cunho terapêutico e de lazer criativo
O Professor Disciplinar de Educação Ambiental x
Transversalidade: empregabilidade para a educação Ambiental. Precisamos de professores de educação ambiental com o mesmo poder  político formal dentro das escolas
Escola com Oficinas Práticas e Complementares de Ensino
Mutirões de Limpeza e de Paisagismo nas Escolas: compostagem, hortas, viveiros, atividades sociais e nas comunidades do entorno. Todos precisam aprender a importância do “negócio é ser pequeno”
Merenda Escolar Agroecológica: evita êxodo rural, traz saúde direta as novas gerações
Interdisciplinariedade e Transdisciplinariedade com a Agroecologia, Nutrição Vital, Alimentação Integral e a Medicina Holística: precisamos pesquisar seu impacto na educação  e refletir, que filosofia de vida mais sustentável podemos criar com uma pedagogia verdadeira e participativa
Valores Nobres, Sagrados, Cidadania, Civismo, Estudo de Desarmamento e Policiamento Civil, Cuidado com o Trafico e Desnutrição, Novas Relações Evolutivas: um espaço na escola e na comunidade
Feiras de Troca e Economia Solidária
Educação Ambiental nos Jogos de Futebol e na CBF
Incentivo a mutirões locais nos Bairros e ruas das cidades
“O que falta para uma atividade ambiental ser maior da humanidade e sua libertação em escala mundial neste planeta???”